Na sequência do nosso cadastro junto ao Ministério da Defesa, realizamos um voo de calibração essencial para a precisão das operações da Dronewise em parceria com a BLK. Este procedimento foi executado seguindo um protocolo rigoroso que incluiu quatro etapas distintas de voo e a coleta de coordenadas geográficas dos pontos de controle do solo. Aqui, detalhamos como essa calibração foi realizada.
1. Detalhamento dos Voos de Calibração
Para assegurar a precisão do sistema, realizamos quatro voos conforme as especificações abaixo:
Primeiro Voo: A aeronave sobrevoou a uma altitude de 90 metros, mantendo-se paralela à pista do aeroclube. Esta etapa permite capturar dados em uma linha de voo consistente com a orientação da pista.
Segundo Voo: Mantendo a altitude de 90 metros, o voo foi executado em um ângulo de 90 graus em relação à pista do aeroclube. Esta mudança de orientação é crucial para avaliar a precisão em diferentes ângulos.
Terceiro Voo: Aumentando a altitude para 120 metros, realizamos um novo sobrevoo paralelo à pista. Essa variação de altura é fundamental para verificar a estabilidade e a precisão do drone em diferentes altitudes.
Quarto Voo: Finalizando as etapas, a aeronave voou novamente a 120 metros, mas agora em um ângulo de 90 graus da pista do aeroclube, permitindo uma análise cruzada dos dados em diferentes alturas e orientações.
2. Coleta de Coordenadas dos Pontos de Controle do Solo
Completadas as etapas de voo, o próximo passo foi a coleta das coordenadas geográficas dos pontos de controle do solo. Esses pontos são essenciais para garantir a precisão do mapeamento e foram posicionados com antecedência.
Utilizamos uma estação RTK (Real-Time Kinematic) para um hover preciso, coletando os dados necessários para a correção diferencial em tempo real. A acurácia dessa metodologia é fundamental para a calibração, reduzindo possíveis erros e assegurando a qualidade dos dados coletados. Além disso, para a medição dos pontos de solo, aplicamos o método PPK (Cinemática Pós-Processada) em modo relativo semi-cinemático.
3. Geração do Relatório de Calibração
Com a finalização dos voos e a coleta das coordenadas, passamos para a etapa de geração do relatório de calibração. Este documento, que será entregue ao Ministério da Defesa, contém todas as informações detalhadas dos voos, os dados coletados, as análises de precisão, e as conclusões obtidas a partir dos voos realizados.
O relatório serve como um comprovante da conformidade do equipamento e das metodologias utilizadas, assegurando que todas as operações futuras estejam dentro dos padrões exigidos para a realização de voos seguros e precisos.
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