top of page
aerial-drone-view-chisinau-downtown-pano
  • Droneman

Análise Termográfica em Telhados Industriais:

Atualizado: 16 de abr.

Impacto das Propriedades de Albedo na Eficiência Térmica


A redução da capacidade de reflexão de temperatura de um telhado em uma cobertura industrial, muitas vezes referida como "índice de reflexão solar" ou "albedo", pode ter vários efeitos colaterais, tanto positivos quanto negativos. Esses efeitos dependem da localização geográfica, do clima, dos materiais usados no telhado e das necessidades específicas da instalação.

Portanto, a Dronewise conduziu um estudo de caso conciso com o propósito de avaliar essa propriedade física, empregando o drone DJI M30t equipado com uma câmera termográfica, resultando nas seguintes conclusões:




Nos pontos mais claros (SP1, SP4 e SP5), nota-se uma redução máxima de 22,8% entre os picos de temperatura (SP4 e SP6), equivalente a 9,6°C.
Gráfico - Dronewise, 2023

Nos pontos mais claros (SP1, SP4 e SP5), nota-se uma redução máxima de 22,8% entre os picos de temperatura (SP4 e SP6), equivalente a 9,6°C. Isso indica que, ao longo do tempo, agentes externos como poeira, sujeira e similares têm potencial para alterar de forma significativa a temperatura refletida por uma determinada cobertura. Além disso, é nítido que os pontos com menor temperatura coincidem com os pontos onde as telhas foram substituídas.




Nesse caso, no lado mais escuro ocorreu um pico de 40,8°C, enquanto no lado mais claro o pico foi de 33,5°C, resultando em uma diferença de 17,89%, equivalente a uma variação de 7,3°C entre os pontos A e B.
Gráfico - Dronewise, 2023

Da mesma forma que na área analisada previamente (área 1), é possível novamente observar o impacto que as condições climáticas podem ter a longo prazo na temperatura refletida em uma cobertura. Nesse caso, no lado mais escuro ocorreu um pico de 40,8°C, enquanto no lado mais claro o pico foi de 33,5°C, resultando em uma diferença de 17,89%, equivalente a uma variação de 7,3°C entre os pontos A e B.

Com base nos dados obtidos por meio dessas duas análises, é possível observar uma grande variação na temperatura (∆t entre 7,3 e 9,6°C), o que pode resultar em mudanças na temperatura interna do galpão. Essas mudanças podem levar a vários fatores, como:


  • Aumento no consumo de energia: No caso de áreas administrativas, por exemplo, grandes variações na temperatura refletida pela cobertura podem resultar em um aumento da temperatura interna do ambiente, exigindo um maior esforço dos sistemas de refrigeração.


  • Desgaste físico dos colaboradores: Em alguns tipos de instalações, a cobertura é o único isolante entre o ambiente externo e o interno, resultando em uma maior troca de calor. Nestes casos, quanto mais reflexiva for a superfície externa, menor será a troca de calor internamente, melhorando assim a qualidade do ambiente em que os colaboradores atuam.


  • Desgaste acelerado: O calor excessivo pode acelerar o desgaste do telhado, reduzindo sua vida útil. Materiais expostos a temperaturas mais altas tendem a se degradar mais rapidamente.


Portanto, é possível inferir que a realização de manutenções ou limpezas periódicas na cobertura de um galpão industrial pode resultar em benefícios financeiros indiretos a longo prazo. No entanto, é importante ressaltar que também pode acarretar em vantagens diretas a curto prazo quando se leva em consideração o bem-estar dos colaboradores.







11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page